Ícone do site Suíno Brasil – O meio de comunicação mais lido da suinocultura

Semana Nacional da Carne Suína impacta 45 milhões de consumidores para a compra da proteína

Escrito por: Cândida Azevedo - Zootecnista, MsC Zootecnia, Doutora em Ciência Animal e Pastagens e Editora Grupo de Comunicação AgriNews

A Semana Nacional da Carne Suína (SNCS) começou no dia primeiro de outubro e encerrou no dia 15, ao lado de oito importantes redes de varejo, como o Carrefour, Extra, Pão de Açúcar, Grupo Big, Hortifruti, Natural da Terra, Lopes Supermercados e Oba Hortifruti, que uniram forças para engajar todo o público na promoção da proteína mais consumida no mundo. Este ano, a SNCS já conseguiu impactar 45 milhões de pessoas por meio das redes sociais, aplicativos de compra e fidelização, e-commerce, marketplace, cybercook, WhatsApp e também em lojas físicas. Mas o que significa esse impacto de forma prática?

Uma onda de inspiração, que motivou muita gente a se aventurar na cozinha, testar novas receitas e literalmente redescobrir e reinventar a carne suína em casa. Essa é a influência exercida pela internet e seus agentes. Cada vez mais estudos e pesquisas relacionam o poder desse meio de comunicação nas decisões de compra ou na preferência por produtos. É o chamado “efeito manada”, compreendido como um dos gatilhos mentais que faz com que massas se mobilizem seguindo o comportamento da maioria.

As redes de varejo estão incentivando o preparo de receitas em casa, integrando a realidade dos consumidores com os produtos que eles encontram facilmente nos seus lares. Ao longo da campanha, a carne suína ficou em evidência junto de outras  categorias como frutas, legumes, verduras e bebidas que harmonizam com a proteína. Entre ofertas, conteúdos e comunicações os participantes utilizaram diversos canais para encantar e educar os clientes. Esse ano, os sites de receitas, revistas digitais com ofertas e dicas, além de aplicativos com promoções direcionadas para um perfil específico de público fizeram parte da estratégia para divulgação da SNCS.

Além dos resultados preliminares de crescimento médio de 25% nas vendas em todas as redes participantes, desde o início da campanha a ABCS já registrou um crescimento de 61,5% nas interações no perfil de Instagram do Mais Carne Suína, com mais pessoas comentando e encaminhando os posts para amigos, e também compartilhando vídeos cozinhando, se sentindo verdadeiramente partes da campanha. Resultado endossado pela diretora de marketing e projetos da ABCS, Lívia Machado. “O que estamos criando é uma nova cultura no agro. Uma visão sistêmica que une os elos para o ganho comum. Somente assim acredito que o maior ativo dos negócios pode ser alcançado. O consumidor quer entender para pertencer e isso a ABCS vem fazendo.”

Em breve a ABCS divulgará os resultados finais dessa campanha que movimentou todo o setor suinícola e impactou diretamente os consumidores com ofertas, informações sobre a carne suína e diversas opções de cortes nas gôndolas, aplicativos de fidelidade e e-commerce. Com essa iniciativa a ABCS reforça a sua missão institucional de criar oportunidades de negócios para todos os elos da cadeia de valor da suinocultura.

PANORAMA DA SEMANA NACIONAL DA CARNE SUÍNA

 

Na próxima quinta-feira, 22 de outubro, o Presidente da ABCS, Marcelo Lopes, é o convidado da SuínoBrasil para falar sobre esse #casedesucesso do agronegócio brasileiro. A Live será transmitida pelo Instagram da @suínobrasil às 19 horas.

Fonte: Associação Brasileira dos Criadores de Suínos, ABCS.

Sair da versão mobile