25 mar 2022

Qual parte da fibra é mais importante para a saúde intestinal dos leitões?



AUTOR(ES)

Especialista em suinocultura

Alberto Morillo Alujas

Diretor de Pesquisa e Desenvolvimento

A fibra alimentar é utilizada pelos suínos de acordo com o grau de fermentação sofrido pela microbiota no intestino delgado e grosso.

É o conjunto de carboidratos que não pode ser digerido por enzimas digestivas e é quimicamente definido como a soma de polissacarídeos não amiláceos e lignina.

 

Qual parte da fibra é mais importante para a saúde intestinal dos leitões?

 

Dependendo da sua solubilidade em água, é classificada emfibra solúvel (gomas, betaglucanas, mucinas e pectinas) e fibra insolúvel (celulose, hemicelulose e lignocelulose) e, dependendo das características físico-químicas e sua capacidade de fermentação no intestino, desempenha diferentes papéis na função fisiológica do trato gastrointestinal e em geral na saúde do leitão [1].

Qual parte da fibra é mais importante para a saúde intestinal dos leitões?A fibra dietética solúvel é rapidamente fermentada pela microbiota da seção final do intestino delgado e da parte proximal do intestino grosso.

Caracteriza-se por aumentar a viscosidade, reduzir o trânsito intestinal e geralmente reduz o consumo devido ao seu efeito saciante.

 

A fibra dietética insolúvel passa pelo intestino quase sem ser digerida, aumentando o trânsito intestinal e o volume fecal, aumentando a capacidade de retenção de água. Além disso, apenas uma pequena parte é fermentada, pois os suínos não possuem as enzimas necessárias para isso.

Qual parte da fibra é mais importante para a saúde intestinal dos leitões?

 

Diarreia pós-desmame
Qual a sua relação com a fibra alimentar?





Entrevistas +

NOVIDADES DO SETOR

 
 







Ver outras revistas


 

Cadastro Newsletter Suino Brasil

Tenha acesso a boletins de nossos especialistas e a revista digital.



 

SuínoMind
SuínoBrasil
no Youtube

 
logo

GRUPO DE comunicação agrinews

Política de Privacidade
Política de Cookies