03 nov 2020

Posicionamento da ABPA sobre suspeita de contaminação de embalagens na China



AUTOR(ES)

Especialista em suinocultura

Cândida Azevedo

Zootecnista, MsC Zootecnia, Doutoranda em Ciência Animal e Pastagens e Editora Grupo de Comunicação AgriNews

O governo do distrito de Wendeng, na China, alega ter encontrado traços do novo coronavírus em embalagens de um lote de carne suína congelada importados do Brasil, segundo a Reuters.

Apesar de o Ministério da Agricultura do Brasil ainda não ter sido comunicado oficialmente, a Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA) divulgou uma nota e diz estar em contato com as autoridades brasileiras para “apoiar o levantamento de informações sobre a ocorrência”.

A ABPA destaca que os traços da Covid-19 foram encontrados nas embalagens e não na carne.

“O que indica que a contaminação deve ter ocorrido fora da unidade produtora – por exemplo, em uma das várias etapas de transporte até a chegada ao destino”, diz.

A associação lembra que não há evidências científicas de que a carne seja transmissora do vírus, conforme ressaltam a Organização Mundial da Saúde (OMS), a Organização das Nações Unidas para a Agricultura e a Alimentação (FAO), a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

Casos recentes de embalagens contaminadas

Em junho deste ano o setor de bovinos e no mês de agosto o setor de aves, frango de corte, também sofreram com alegações da China sobre contaminação em embalagens de carne bovina e asinhas de frango.

A OMS minimizou o risco de o coronavírus ser transmitido através de embalagens de alimentos. “As pessoas não devem temer alimentos, embalagens de alimentos ou entrega de alimentos”, disse o chefe do programa de emergências da OMS, Mike Ryan. “Não há evidências de que a cadeia alimentar esteja participando da transmissão desse vírus.”

Fonte: Canal rural e redação SuínoBrasil.




Entrevistas +

NOVIDADES DO SETOR

 
 







Ver outras revistas


 

Cadastro Newsletter Suino Brasil

Tenha acesso a boletins de nossos especialistas e a revista digital.



 

SuínoMind
SuínoBrasil
no Youtube

 
logo

GRUPO DE comunicação agrinews

Política de Privacidade
Política de Cookies