05 nov 2020

OIE: 131 novos surtos de PSA foram notificados no mundo



AUTOR(ES)

Especialista em suinocultura

Cândida Azevedo

Zootecnista, MsC Zootecnia, Doutoranda em Ciência Animal e Pastagens e Editora Grupo de Comunicação AgriNews

A Organização Mundial de Saúde Animal (OIE) informou que 131 novos surtos de peste suína africana (PSA) foram notificados no mundo entre os dias 16 e 29 de outubro, ante 236 casos verificados no levantamento anterior.

O número total de surtos em andamento subiu de 7.522 para 7.642, sendo 4.010 somente na Romênia e 1.475 no Vietnã. Dos novos surtos, 123 foram notificados na Europa, 6 na Ásia e 2 na África. Os dados constam de levantamento quinzenal divulgado pela OIE.

De acordo com a OIE, surtos novos ou em andamento foram registrados em 22 países. Na Europa, Alemanha, Hungria, Letônia, Moldávia, Polônia, Romênia, Rússia, Sérvia e Ucrânia ainda apresentam a incidência da doença. Na Ásia, China, Índia, Indonésia, Coreia do Norte, Coreia do Sul, Papua Nova Guiné, Filipinas, Rússia, Timor Leste e Vietnã tem casos em andamento. Já na África, Namíbia, Nigéria, África do Sul e Zâmbia reportam a presença do vírus.

No período de cobertura do levantamento, foram notificadas perdas de 674 animais na Romênia e 87 na Ucrânia. Na Ásia, foram reportadas perdas de 35 animais na China e 23 na Rússia. Na África, houve perda de 15 animais na África do Sul.

PSA na Alemanha 

O governo da Alemanha confirmou o primeiro caso de peste PSA em javali encontrado ao leste do país, na região da Saxônia. Até então, todos os casso estavam restritos a Brandemburgo.

De acordo com o Instituto Friedrich Loeffler, até o momento os rebanhos de suínos domésticos não foram afetados pela doença. Em toda a Alemanha, são 123 casos confirmados de ASF em javalis. A epidemia é inofensiva para os humanos.

O javali, cujas amostras deram positivo para a doença, foi caçado e não apresentava sintomas. O local fica perto da fronteira polonesa na Alta Lusatia, distrito de Görlitz.

Fonte: Isto É Dinheiro.




Entrevistas +

NOVIDADES DO SETOR

 
 







Ver outras revistas


 

Cadastro Newsletter Suino Brasil

Tenha acesso a boletins de nossos especialistas e a revista digital.



 

SuínoMind
SuínoBrasil
no Youtube

 
logo

GRUPO DE comunicação agrinews

Política de Privacidade
Política de Cookies