19 nov 2021

Controle de Zearalenona tem nova tecnologia aliada para melhor desempenho de animais em fase reprodutiva



AUTOR(ES)

Especialista em suinocultura

Cândida Azevedo

Zootecnista, MsC Zootecnia, Doutoranda em Ciência Animal e Pastagens e Editora Grupo de Comunicação AgriNews

No formato virtual, a Biomin apresenta no dia 24 de novembro às 11h sua nova solução para gestão de risco de micotoxinas, com foco em Zearalenona. As inscrições podem ser feitas aqui.

“A micotoxina Zearalenona (ZEN) representa um dos maiores desafios para a cadeia de proteína animal: ao se ligar ao receptor de estrogênio, ela pode induzir o hiperestrogenismo, o que resulta em problemas reprodutivos e queda no desempenho animal. Devido à alta complexidade da ZEN, os adsorventes tradicionais à base de argila ou levedura têm eficácia limitada para o seu controle”, é o recado de Tiago Birro, gerente de produto da Biomin. Birro anuncia o lançamento, no dia 24 de novembro, de uma inédita e eficaz solução da Biomin para combater a ZEN.

Trata-se de Mycofix 5.Z, com a exclusiva molécula ZENzyme®. O produto é o mais novo integrante de Mycofix®, linha líder da empresa para gestão de risco das micotoxinas.

Mycofix 5.Z será lançado em evento exclusivo, que tratará dos riscos de contaminação e prejuízos causados pela presença da substância principalmente em animais em idade reprodutiva. Importante: a ZEN atinge todas as cadeias de produção de proteína animal: avicultura, suinocultura, pecuária de corte e leite e aquicultura.

Desenvolvida pela Biomin, empresa de soluções naturais para nutrição animal do grupo DSM, ZENzyme® é a primeira molécula que degrada especificamente a Zearalenona, transformando-a de forma irreversível em metabólitos não-tóxicos. Esta é a melhor e mais rápida tecnologia disponível no mercado para a degradação de ZEN.

“Mycofix 5.Z é o maior avanço da Biomin para a gestão de micotoxinas. São mais de 40 anos estudando o comportamento dessas substâncias tóxicas. Além dos produtos já conhecidos da linha Mycofix®, a nova solução chega para proteger os animais em fase reprodutiva. E não é só eficácia. Nossa solução representa segurança para os animais, com ingredientes e enzimas aprovados pela União Europeia.  É importante reforçar que durante a reprodução os animais estão mais sensíveis à ação da Zearelenona. Por isso, Mycofix 5.Z é inovador: atua diretamente na micotoxina, impossibilitando sua interação com o receptor de estrógeno dos animais”, explica Tiago Birro.

Durante a apresentação, um time de especialistas irá participar com informações técnicas e análises do mercado de micotoxinas. Entre os convidados estão o Prof. e Dr. Carlos Mallmann, da Universidade de Santa Maria (RS), Marcelo Machado, gerente técnico para ruminantes da Tortuga, e o Prof. Lucio Araújo, da USP.

 

Fonte: Assessoria de imprensa.




Entrevistas +

NOVIDADES DO SETOR

 
 







Ver outras revistas


 

Cadastro Newsletter Suino Brasil

Tenha acesso a boletins de nossos especialistas e a revista digital.



 

SuínoMind
SuínoBrasil
no Youtube

 
logo

GRUPO DE comunicação agrinews

Política de Privacidade
Política de Cookies