28 set 2020

Brandemburgo autoriza eliminação de todos os javalis na “zona branca”



AUTOR(ES)

Especialista em suinocultura

Cândida Azevedo

Zootecnista, MsC Zootecnia, Doutoranda em Ciência Animal e Pastagens e Editora Grupo de Comunicação AgriNews

Em Brandemburgo (Alemanha) , todos os javalis devem ser mortos perto da zona central em que os primeiros javalis infectados com a peste suína africana (PSA)  foram encontrados. O anúncio foi feito pelo ministro da Agricultura de Brandemburgo, Axel Vogel, após a reunião dos ministros da agricultura regionais em Weiskirchen, no Saarland.

Uma comissão de veterinários da União Europeia recomendou que a chamada zona branca, que cobre uma área num raio de cinco quilômetros,  deve ser delimitada por uma cerca sólida. A equipe de crise para conter o avanço da PSA já seguiu esta recomendação.

Klöckner: Alemanha deve se tornar livre de ASF novamente

O primeiro caso de PSA em Brandemburgo foi reportado há cerca de duas semanas. A doença animal já foi detectada em 34 javalis mortos, todos encontrados na mesma região. A PSA é inofensiva para os humanos, mas não para os suínos domésticos: se o vírus alastrar, haverá consequências fatais. Algumas cepas de vírus matam 100% dos animais infectados. Até agora, entretanto, o vírus não foi detectado em nenhum suíno doméstico na Alemanha.

Vários países já proibiram a importação de carne suína da Alemanha devido as primeiras evidências repostadas de PSA. Consequentemente, o preço da carne suína caiu rapidamente no país.

Os governos federal e estadual já garantiram apoio mútuo. Num catálogo de 17 pontos, foi decidido, entre outras decisões, examinar um modelo de “financiamento solidário” para cercas de javalis e aumentar significativamente a caça a javalis na região.

Os ministros também concordaram que as propriedades nas regiões afetadas em Brandemburgo deveriam receber apoio financeiro . “Só de mãos dadas seremos capazes de lutar contra o PSA na Alemanha”, declarou a ministra federal da Agricultura, Julia Klöckner. O objetivo é que a Alemanha se torne um país “livre de PSA” novamente. Mas é claro: “Temos um longo caminho a percorrer, esta é uma maratona.”

Fonte: Redação SuínoBrasil.




Entrevistas +

NOVIDADES DO SETOR

 
 







Ver outras revistas


 

Cadastro Newsletter Suino Brasil

Tenha acesso a boletins de nossos especialistas e a revista digital.



 

SuínoMind
SuínoBrasil
no Youtube

 
logo

GRUPO DE comunicação agrinews

Política de Privacidade
Política de Cookies