10 ago 2021

13º SBSS, mais de 1,5 mil pessoas acompanham evento virtual



AUTOR(ES)

Especialista em suinocultura

Cândida Azevedo

Zootecnista, MsC Zootecnia, Doutoranda em Ciência Animal e Pastagens e Editora Grupo de Comunicação AgriNews

Com mais de 1,5 mil inscrições, iniciou nesta terça-feira (10) o 13º Simpósio Brasil Sul de Suinocultura (SBSS) e a 12ª Brasil Sul Pig Fair virtual. Considerado um dos principais fóruns de discussão do setor na América Latina, é promovido pelo Núcleo Oeste de Médicos Veterinários e Zootecnistas (Nucleovet) e segue até quinta-feira (12) de maneira inovadora e altamente tecnológica: totalmente virtual, com geração e transmissão a partir de Chapecó (SC).

13º SBSS, mais de 1,5 mil pessoas acompanham evento virtual

13º SBSS, mais de 1,5 mil pessoas acompanham evento virtual

 

O Brasil é o quarto maior produtor mundial de carne suína, estando atrás apenas da China, da União Europeia e dos Estados Unidos. O presidente do Nucleovet, Luiz Carlos Giongo, ressaltou que esse patamar foi conquistado ao longo dos anos, com muito trabalho e participação da cadeia produtiva. “Destaco a relevância da informação científica de qualidade para a geração de conhecimento que, bem aplicado, transforma os negócios. Nesse sentido, o Simpósio de Suinocultura contribui com os profissionais”, ressaltou Giongo.

Giongo frisou que a comissão científica estruturou uma ampla programação com temas atuais e que fazem parte do dia a dia dos negócios. Serão 11 palestras distribuídas nas três tardes do Simpósio, que abordam os temas tendências de futuro, biosseguridade, uso prudente de antimicrobianos, nutrição e sanidade. Além disso, os eventos paralelos também trazem informações ao longo dos três dias do evento.

As palestras são transmitidas em alta definição, com tradução simultânea do português para o espanhol, e ficarão disponíveis para acesso, após o evento, durante 30 dias.

A vice-governadora Daniela Reinehr, parabenizou o Nucleovet que completa 50 anos em outubro próximo e enfatizou a importância do SBSS para proporcionar conhecimento, tecnologia e inovação, aspectos que tornaram o estado referência em produção. “Foi assim que crescemos e chegamos aos mercados mais competitivos do mundo. O agronegócio e a suinocultura estão mantendo o País de pé. Temos uma série de desafios, mas o setor se reinventa e busca alternativas para continuar se desenvolvendo”.

O secretário de Estado da Agricultura, da Pesca e do Desenvolvimento Rural, Altair Silva, sublinhou que o momento atual é ímpar, devido aos desafios sanitários que se apresentam com os surtos de Peste Suína Africana.

“Santa Catarina reforçou o trabalho de prevenção e controle. O Estado é o maior exportador brasileiro e precisa manter a sanidade. Somente em julho, o faturamento com as exportações foi de R$ 142 milhões, 52,6% a mais que no mesmo mês de 2020”, disse, ao acrescentar que o SBSS é um evento importante para a economia catarinense e brasileira.

O presidente da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), Ricardo Santin, salientou o importante papel do Nucleovet para o aperfeiçoamento dos profissionais envolvidos na cadeia produtiva. “O Brasil é o quarto maior exportador de carne suína, chegamos em 93 mercados e neste ano devemos chegar a 4,7 milhões de toneladas, com mais de 1,2 milhão exportadas”, ressaltou.

De acordo com Santin, há dois principais desafios atuais, o custo de produção e a sanidade. “Precisamos manter a sanidade para conquistar novos mercados e para isso precisamos dos médicos veterinários e zootecnistas”, grifou.

O prefeito de Chapecó, João Rodrigues, ressaltou que o crescimento do agronegócio é exponencial. “Isso se deve à qualidade da produção brasileira, da agroindústria, do produtor rural e do Nucleovet que contribui com conhecimento e aprendizado para que possamos continuar como um dos maiores produtores mundiais”.

PIG FAIR

Em torno de 60 empresas de tecnologia, sanidade, nutrição, genética, aditivos e equipamentos para suinocultura participam da 12ª Brasil Sul Pig Fair, evento paralelo ao SBSS. A feira consiste em um espaço virtual onde as empresas geradoras de tecnologias apresentam suas novidades e seus produtos, permitem a construção de networking e o aprimoramento técnico dos congressistas. O acesso para a feira é gratuito.

As inscrições devem ser feitas no site https://nucleovet.com.br/.

APOIO

O 13º SBSS tem apoio da Associação Brasileira de Proteína Animal (ABPA), do Conselho Regional de Medicina Veterinária de SC (CRMV/SC), da Embrapa, da Prefeitura de Chapecó, da Unochapecó e da Sociedade Catarinense de Medicina Veterinária (Somevesc).

50 ANOS DO NUCLEOVET

Durante a abertura do 13º SBSS, o presidente Luiz Carlos Giongo lembrou que neste ano o Nucleovet completa 50 anos. Fundada em 9 de outubro de 1971, a entidade atua fortemente na defesa do setor e promove eventos que trazem informações relevantes e atuais. O Nucleovet realiza três dos maiores Simpósios do Brasil: de avicultura, de suinocultura e de bovinocultura de leite.

Aliado ao trabalho em prol da categoria, o Nucleovet também promove ações para a sociedade. Tradicionalmente, doa parte do valor das inscrições do Simpósio Brasil Sul de Suinocultura para entidades.

Fonte: Assessoria.




Entrevistas +

NOVIDADES DO SETOR

 
 







Ver outras revistas


 

Cadastro Newsletter Suino Brasil

Tenha acesso a boletins de nossos especialistas e a revista digital.



 

SuínoMind
SuínoBrasil
no Youtube

 
logo

GRUPO DE comunicação agrinews

Política de Privacidade
Política de Cookies